Conheça o efeito de bomba de colágeno.
top of page

Conheça o efeito de bomba de colágeno.

O colágeno é uma proteína (um tipo de substância formada a partir de um conjunto de aminoácidos ligados entre si) produzida naturalmente pelo corpo.

Ela é responsável por conferir saúde à pele, firmeza e elasticidade, é o principal componente dos tecidos, faz a composição de várias partes do corpo como tendões, ligamentos e músculos.

O colágeno responde por 70% do peso de toda a pele, e após os 30 anos de idade perdemos 1% desta proteína por ano. É o que gera a perda de sustentação da pele, sua flacidez e a aparência de derretimento que o envelhecimento traz.




O efeito de bomba de colágeno.


"Efeito bomba de colágeno" é uma expressão usada para descrever o aumento intenso na produção de colágeno na pele, geralmente como resultado de um tratamento estético. O colágeno é uma proteína importante que dá suporte e firmeza à pele, e a sua produção natural diminui com a idade, resultando em flacidez e perda de elasticidade da pele.


Existem vários tratamentos que podem ajudar a aumentar a produção de colágeno e melhorar a aparência da pele, como o uso de lasers, tratamentos à base ultrassom macrofocado ou microfocado, radiofrequência e terapias com bioestimuladores de colágeno ou ácido hialurônico. Esses tratamentos podem estimular a produção de colágeno, ajudando a melhorar a textura, firmeza e elasticidade da pele.


O efeito bomba de colágeno em geral é conseguido com a combinação planejada de um ou mais destes procedimentos. São dados diferentes estímulos à pele para a neocolagênese (a produção de novo colágeno). Com a atuação em conjunto, estes efeitos não apenas se somam mas se multiplicam.


Estudos recentes indicam, por exemplo, que a aplicação do Ultraformer III associada a bioestimuladores de colágeno injetáveis dentro de 24h pode aumentar em até 7x (!!!) o efeito de produção de colágeno pela pele. Estes resultados tão ‘explosivos’ levaram ao uso do termo ‘bomba de colágeno’ para estas combinações.



As melhores marcas para reposição de colágeno facial


1- Ácido Poli Lático (PLLA)




Encontrado normalmente nos produtos de duas marcas de renome: o Sculptra e o Rennova Elleva.

O Sculptra é o bio estimulador de colágeno da Galderma - é de qualidade garantida, pois é uma marca reconhecida no mercado.

O produto cria uma estimulação para que o organismo produza colágeno.

O ativo principal desse método é o ácido poli-L-lático, ou ácido Polilático, ou PLLA.

E por fim, é um procedimento pouco invasivo onde o ácido (poli - L- lático) é inserido na região do rosto com a ajuda de uma fina agulha, geralmente para evitar incômodos é realizado com anestésico.

Ele atua da região interna para a região externa para trazer suavidade aos sinais de envelhecimento e também mais rigidez.

O melhor de tudo: traz uma aparência extremamente natural, combatendo a flacidez e as linhas de expressões logo no início das sessões.

Já o Rennova Elleva é um estimulador biológico de colágeno composto por um polímero sintético de Ácido Poli-L-Láctico (PLL) totalmente biocompatível e biodegradável, capaz de proporcionar a reconstrução veloz e uma suspensão 100% homogênea.

Age na pele, gerando a estimulação da produção de colágeno.

Repõe o volume, suaviza sintomas do processo do envelhecimento, melhorando a flacidez proporcionando uma aparência natural.


2 - Hidroxiapatita de cálcio (HPA)


Encontrado normalmente nos produtos de duas marcas de renome: o Radiesse e o Rennova Diamond.

O medicamento Radiesse é um produto injetável com efeito preenchedor capaz de garantir uma correção imediata devido ao seu gel matriz com microesferas de hidroxiapatita de cálcio.

Dessa maneira, possui uma grande versatilidade uma vez que traz efeito de lifting, contorno e uma melhoria na qualidade da pele, através da estimulação do colágeno que é induzido pelo principal componente (a hidroxiapatita de cálcio).

É claro que, assim como o outro tipo de colágeno, a aplicação é simples e praticamente indolor.

O Rennova Diamond (hidroxiapatita de cálcio) é volumizador a base de hidroxiapatita e simultaneamente estimulador de colágeno.

A hidroxiapatita é químicamente semelhante a um componente mineral dos ossos e do esmalte dental.

Rennova Diamond é um implante dérmico estéril e injetável.

Uma das vantagens do Diamond é a maior concentração de CaHA (Hidroxiapatia de Cálcio) por mL.


3. Ellanse (Policaprolactona)





Ellanse Bioestimulador - Desenvolvida pela Sinclair Pharma


É o primeiro de uma série de preenchedores dérmicos à base de Policaprolactona.


Realiza a regeneração natural do volume e no mesmo momento age como estimulador de colágeno.


Em suma, a composição do Ellanse é à base de água (carboximetilcelulose) e microesferas de policaprolactona.


Da mesma forma que o ácido hialurônico tradicional, o Ellanse proporciona um preenchimento imediato de rugas e sulcos.


O queridinho: Ultraformer III


















O Ultraformer III é um dispositivo não invasivo que utiliza ultrassom macro e microfocado de alta intensidade para tratar a pele da face e do corpo. Ele é projetado para estimular a produção de colágeno na pele, o que pode levar a uma aparência mais jovem e saudável. Alguns dos benefícios do Ultraformer III incluem:


  • Melhora na firmeza e tonificação da pele: o Ultraformer III estimula a produção de colágeno, o que pode ajudar a aumentar a elasticidade da pele e reduzir a flacidez.


  • Redução de rugas e linhas finas: o tratamento com Ultraformer III pode ajudar a suavizar as rugas e linhas finas, dando à pele uma aparência mais jovem e descansada.


  • Melhora no contorno facial: o Ultraformer III pode ajudar a definir e modelar o contorno facial, dando à face uma aparência mais definida e tonificada.


  • Tratamento de flacidez do pescoço e mandíbula: o Ultraformer III pode ser utilizado para melhorar a flacidez da pele ao redor do pescoço e mandíbula, dando a essa área uma aparência mais tonificada e jovem.


O Ultraformer III é destinado principalmente para pessoas que procuram melhorar a aparência de sua pele sem uso de agulhas e sem cirurgia invasiva. Além disso, é um tratamento seguro para a maioria dos tipos de pele e é capaz de tratar uma variedade de áreas do corpo.


Quando se trata de conseguir o tão desejado efeito bomba de colágeno, o Ultraformer III é o principal aliado. Estudos recentes comprovaram que a aplicação de bioestimuladores de colágeno injetáveis em até 24h após a sessão do aparelho pode aumentar em até 7x (!!) a neocolagênese, ou seja, a geração de colágeno pela pele. Isso não só garante resultados impressionantes como ainda aumenta a velocidade do tratamento.


Na Face Doctor Dom Pedro os profissionais são especializados para potencializar o estímulo de colágeno na sua pele usando as técnicas mais avançadas. Agende sua consulta com um de nossos especialistas.



6 visualizações0 comentário
bottom of page